quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Almofa" o quê?

Este não é apenas um blog de Farmácia. Na verdade, este não é um blog apenas de Farmácia. E vocês acreditam que muita gente ainda acredita que o Farmacêutico é somente aquele profissional que fica atrás do balcão da drogaria da esquina, dizendo como se deve tomar um medicamento, ou traduzindo as letras horríveis das receitas médicas? Ou mesmo aquele bruxo que fica enfurnado em um laboratório preparando dorgas xaropes, cápsulas, cremes e tudo o mais?
Pois é com este intuito que O Almophariz surge agora na blogosfera. Vamos conhecer, vocês e eu, um pouco mais do universo dessa profissão tão linda, e as demais ciências que a envolvem. Até porque, não é o objetivo deste blog, um único foco. Da mesma forma que a Engenharia depende, por exemplo, da Matemática e da Física; o Direito, da História e da Política; a Farmácia vai muito além da Química, da Biologia e do balcão da drogaria da esquina.

"Mas peraí, Priscila, o que danado é Almofariz??

Imagem daqui.

Esse simpático recipiente da foto, acompanhado de um pilão (o Pistilo), é utilizado nos processos de pulverização, trituração e mistura de drogas vegetais, sais e outros pós de grande volume. Podem ser de ferro, bronze, mármore ou porcelana (como o da foto acima). Também é conhecido como Gral ou Morteiro, e seu uso é bem proeminente em laboratórios de Química, e em farmácias de manipulação.
Assim, O Almophariz será um instrumento de mistura de diversos conhecimentos, ideias e até algumas "viagens na maionese", que podem resultar numa forma bem gostosa de estudar Farmácia. Bora?

2 comentários:

  1. O santo gral : )

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  2. Olhaê, quanta honra o espaço de comentários aqui do Almopha sendo inaugurado por um ScienceBlogger! rsrs
    Seja bem vindo, e olha, bota "Santo Gral nisso, viu?!"

    Bjs!

    ResponderExcluir